04 maio, 2007

Avaliação muito a se pensar

O QUE É AVALIAR? - Para que o professor esteja conectado com a real questão; para que o aluno também possa se ver como um aprendiz, compreender os seus processos, as suas inseguranças, e talvez entender um pouco do porquê, fazendo com que as aprendizagens se desenvolvam.
QUANDO AVALIAR? - Sempre, todo dia, por que avaliar não é um procedimento à parte. Avaliar é o que podemos observar a cada momento, dentro da sala de aula com nossos alunos, e nos observar como professores.
AVALIAR TAMBÉM é o momento para o professor repensar sua prática e rever sua organização pedagógica, contextualizando-a. Quanto mais ele conhecer as formas pelas quais os alunos aprendem, melhor será sua intervenção pedagógica.

Avaliar, então, é também buscar informações sobre o aluno (sua vida, sua comunidade, sua família, seus sonhos...), é conhecer o sujeito e seu jeito de aprender.

Porém hoje ainda predominam formas de avaliação que podem ser consideradas como um instrumento de exclusão. Há uma cultura que classifica e exclui o aluno, seleciona os melhores. O professor começa a excluir já no modo de organizar seu trabalho – ele se baseia em um tipo de ensino, para o qual acredita que há um tipo de aprendizagem, e a avaliação consiste em verificar se o aluno se aproximou daquele padrão de aprendizagem. Quem não consegue se aproximar desse modelo é classificado e excluído do processo.
Já indiquei este artigo aqui no blog, mas sinto que neste momento ele também seja importante:

Nenhum comentário: