12 maio, 2016

Filmes que podem auxiliar na aprendizagem

 Os professores das disciplinas, o Colégio Dínamis, em São Paulo, Francisco Moreira Junior (História) e Greckson Ulisses (Geografia) dão dicas de quais filmes assistir para, ao mesmo tempo, relaxar e aprender.

Confira filmes que podem auxiliar na aprendizagem: 

1. Olga: O filme conta a história real de Olga Benário, uma militante comunista, perseguida pela polícia que foge para Moscou. Lá, ela fica encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar  Intentona Comunista de 1935. Com o fracasso da revolução, os dois são presos.

2. Treze Dias que Abalaram o Mundo: O filme se passa em 1962, mais especificadamente quando em outubro, quando um avião U-2 tira fotos que revelam que a União Soviética está em processo de colocar uma plataforma de lançamento de armas nucleares em Cuba. O longa mostra como o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, elaborou um plano de ação contra os soviéticos. 

3. O que é isso Companheiro: Mais um filme nacional. Este longa retrata a época da ditadura no Brasil e mostra a história do jornalista Fernando e de seu amigo César, que abraçam a luta armada contra o sistema. 

4. Lincoln: O filme é baseado no livro "Team f Rivals: The Genius of Abraham Lincoln” e se passa durante a Guerra Civil norte-americana. À época, ao mesmo tempo que se preocupava com o conflito, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

5. Getúlio: O filme de João Jardim retrata os últimos 19 dias do então presidente do Brasil Getúlio Vargas. O longa retrata a pressão que o mandatário sofreu por conta de uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda.

6. Adeus, Lenin!: O filme se passa em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, na Alemanha. O longa conta a história da Sra. Kerner, que passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcam o triunfo do regime capitalista sob o socialista. Diante disso, seu filho Alexander, temendo pela saúde da mãe, decide esconder-lhe os acontecimentos. 

Nenhum comentário: