20 agosto, 2008

Grupo de Discussão

No Curso de Introdução a Inclusão Digital, uma das propostas é trabalhar com os cursistas as diversas formas de comunicação viabilizadas pela INTERNET, assim organizamos um Grupo de Discussão, usando um dos diversos serviços oferecidos pelo Google.
Durante as discussões aprendemos a cada nova contribuição.
Uma das contribuições vou dividir com todos que visitam o nosso blog, a Prof Denise escreveu:

"O desafio de aprender com os alunos é algo tão dialogicamente defendido pelo nosso saudoso Paulo Freire que ele antevia "o de sempre" para nós professores: "não há docência sem discência"!

Atualmente muitos alunos encontram-se, na maioria das vezes, adiante de seus professores no uso das tecnologias digitais. Os professores, por questões circunstanciais, somente agora estão tendo a oportunidade de fazerem uso das novas ferramentas tecnológicas de informação e conhecimento. Mas, nesta postura de humildes aprendizes, há a persistente tarefa de docentes adiante... Sem tal entendimento os papéis estariam trocados permanentemente.

Docentes são eternos pesquisadores, com ferramentas melhores, é certo, em constante necessidade de reciclagem de conhecimentos... Quem tanto se entrega ao ofício de ensinar renova-se com as novas gerações e isto é especial e único em nossa profissão!"

8 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com "PauloFreire",
somos aprendizes e estamos em constante aprendizagem.Só deixaremos de ser quando deixarmos de existir...

Anônimo disse...

O uso do computador vem despontando como uma das propostas mais promissoras, para a escola atual, o que nós professores devemos pensar e nunca deixarmos de ter em vista é nossa postura política pedagógica frente a isto, de nada adianta termos, salas informatizadas se não conseguimos despertar em nossos alunos o desejo de pensar, e usar essas novas tecnologias para termos uma sociedade melhor.

Anônimo disse...

Olá!
A cada dia nos deparamos com desafios.E é com esses desafios que percebemos que nosso desconhecimento,em relação as novas tecnologias, são um grande obstáculo em nosso caminho.....

Anônimo disse...

O uso de tecnologias em sala de aula é um desafio para os professores, é indispensável, na atualidade, a busca contínua pela atualização.

Anônimo disse...

As novas tecnologias estão oportunizando a disponibilidade de informação em rede e uma nova postura de quem dela utiliza.

Anônimo disse...

Somos eternos aprendizes,precisamos inovar sempre, valorizando as oportunidades que nos são oferecidas.

Anônimo disse...

Concordo mas, às vezes, sinto-me solitária, sem saber o que fazer. As tecnologias são tantas... o conhecimento é tanto... Mas falta o "nós" na escola. E isso não tem tecnologia que substitua.

Anônimo disse...

É inegável que as tecnologias vem tomando conta de nossa sociedade, grande parte de nossos contatos são pelo computador e internet. Nas escolas não é diferente, mas o desafio é dominar estas tecnologias e não utilizá-las só como instrumentos de pesquisa...